Couscous com Vegetais Assados no Forno – receita

Couscous com Vegetais Assados no Forno – receita

Acho que o couscous foi um dos primeiros ingredientes “exóticos” com os quais tive contacto. Lembro-me perfeitamente, andava no ciclo quando era miúda e vivia nos Açores e houve um ano, talvez no quinto ou sexto ano, que a temática do Carnaval lá na escola era países e culturas estrangeiras. Cada turma tinha que escolher um país e depois, na aula de EVT fazíamos os fatos de carnaval, uma bandeira e uma pequena feirinha sobre o país em questão.

À minha turma calhou a Arábia Saudita e a quantidade de diversão que fazer aquela bandeira cheia de caracteres exóticos e desconhecidos me deu, foi épica. Os fatos de Carnaval também eram lindos, cheios de brilhos e véus e transparências.

Na feirinha que se fez, alguns dos colegas tiveram como missão cozinhar pratos típicos da região, com as receitas cedidas pelos professores. E foi nessa altura que, pela primeira vez na vida ouvi falar de couscous.

No dia da feira, todos cheios de curiosidade provámos couscous e tâmaras e uns doces que eram novos e estranhos mas muito bons. Adorei o couscous e na verdade, nunca mais me esqueci deles. Hoje em dia, ainda é um ingrediente que adoro comer e cozinhar.

Nos menus dos serviços do Comer Amor de entregas de refeições vegetarianas ao domicílio, é comum encontrar pratos de couscous. Também é algo que cozinho muitas vezes em caterings.

Hoje vou mostrar-vos uma receita muito simples, rápida e fácil de cozinhar couscous. Nunca falha e é, para os estômagos treinados, comida de conforto.

Couscous com Vegetais Assados

Ingredientes ( para 4 pessoas)

250g de couscous árabe ( daquele fininho)

1 limão

1 laranja

1 ramo de hortelã

1 ramo de coentros

1 dedo de raiz de gengibre fresco

sal marinho q.b.

pimenta preta q.b.

azeite virgem extra q.b.

100g de cogumelos pleurotus

3 cenouras

1 cebola branca

1 cebola roxa

2 dentes de alho

1 pimento amarelo

1 pimento vermelho

1 cabeça de brócolos

1 courgette

100g tomate seco ao sol preservado em azeite

 

Receita

1- Colocar um tacho fundo ao lume com um fio de azeite. Nesse tacho, saltear uma cebola cortada às rodelas, 1/2 pimento amarelo e 1/2 pimento vermelho às tiras.

2- Temperar com sal e deixar saltear durante 5 minutos em lume brando, mexendo sempre para não queimar.

3- Adicionar 2 copos de água quente ao tacho, duas rodelas de gengibre, uma raspa de limão, e os talos lavados dos coentros, picados. Tapar e deixar o caldo ganhar sabor.

4- Quando a água ferver, escaldar os brócolos cortados em pequenas cabeças e as cenouras às finas rodelas, durante 4 minutos. Retirar os brócolos e as cenouras após esse período de tempo, voltar a tapar o tacho com a água e deixar o caldo continuar a ganhar sabor.

4- Entretanto, num tabuleiro de ir ao forno, tapar o fundo com azeite e os dentes de alho grosseiramente picados. Adicionar a cebola roxa às rodelas, o resto dos pimentos em tiras médias, as cenouras e os brócolos que foram previamente escaldados e a courgette às grossas rodelas. Temperar com sal e pimenta preta. Misturar tudo bem, de forma a todos os legumes estarem bem untados de azeite. Se for preciso, colocar mais azeite. Colocar no forno a 200 C durante 20 minutos, mexendo de vez em quando.

5- Num outro tabuleiro, colocar o couscous cru e temperar com sal, pimenta, raspa de limão, raspa de laranja, gengibre ralado, sumo de limão. Misturar tudo para que todos os sabores entranhem no couscous cru.

6- Quando o caldo estiver apurado ( cerca de 15 minutos a ferver em lume brando, tapado) provar o mesmo e ajustar o sal. Retirar o gengibre e a raspa de limão, o resto pode manter-se.

7- Deitar a água fervente por cima do couscous de forma a que fique coberto com dois centímetros acima do couscous. Tapar imediatamente para que os vapores cozam o couscous.

8- Passados 5 minutos, retirar a tampa, e com um garfo, mexer o couscous para que não fique colado. Mexer bem e verificar se já está cozido. Se não tiver, colocar mais um pouco de água, muito pouco, e voltar a tapar. Se sim, continuar a mexer bem com o garfo para soltar o couscous. Manter o tabuleiro destapado para arrefecer e soltar o couscous.

9- Numa frigideira com azeite e alho, saltear os cogumelos durante 5 minutos.

10- Retirar os vegetais do forno quando estiverem bem assados e caramelizados, misturar os vegetais no couscous quando o mesmo já estiver morno.

11- Juntar as ervas picadas, o tomate seco ao sol picado e os cogumelos salteados. Terminar com mais um pouco de raspa de limão. Provar e ser se precisa de mais sal. Caso esteja seco, temperar com um fio de azeite e voltar a misturar tudo. Sugiro que utilizem as mãos para evolver todo o couscous nestes vegetais.

Facebook Comments



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *