Recomende um amigo e ambos recebem 10% de desconto na primeira encomenda!

Tofu com Molho de Mostarda e Brócolos

Tofu com Molho de Mostarda e Brócolos

Receita vegetariana simples e rápida de tofu marinado em molho de mostarda, servido numa salada quente de tofu, brócolos e pimento assado no forno. 

Ingredientes

para 4 pessoas

2 blocos de tofu duro

1 pimento vermelho

2 cabeças de brócolos

1 cebola branca

1 cebola roxa

4 dentes de alho

1cs de mostarda dijon com grãos

1cs sumo de limão

sal marinho q.b.

pimenta preta q.b.

azeite virgem extra q.b.

receita vegetariana de tofu

receita de tofu

Método

1- Cortar o tofu aos cubos de tamanho médio. 

2- Fazer a seguinte marinada

     numa trituradora colocar os dentes de alho, a mostarda, o sumo de limão, uma pitada de sal e outra de pimenta, um fio generoso de azeite. Triturar tudo até obter uma marinada homogénea. 

3- Massajar o tofu com a marinada e deixar repousar durante cerca de uma hora, se tiverem tempo. o ideal é deixar o tofu marinar o máximo de tempo possível. 

4- Aquecer o forno a  200C.

5- Colocar no forno o pimento cortado às tiras largas, temperado com sal, pimenta, um dente de alho e um fio generoso de azeite. Assar até o pimento ficar bem assado. Cerca de 20 minutos. Verificar passados dez minutos e se preciso, virar as tiras e hidratar com azeite.

6- Entretanto, colocar um tacho de água a ferver. Salgar a água.

7- Quando ferver, colocar os floretes que retirámos das cabeças de brócolos, durante cerca de 3 minutos. 

8- Passados os 3 minutos, colocar os brócolos numa tigela de água gelada. Pode colocar-se cubos de gelo na água para que a cosedura pare completamente e os brócolos mantenham a cor verde vibrante.

9- Entretanto, colocar um fio de azeite uma frigideira larga de fundo pesado e deixar aquecer bem. Com a frigideira bem quente, colocar os cubos de tofu, bem separados na frigideira e dourar todos os lados, sempre com lume médio/alto. Atenção para não deixar queimar, tomar bem conta do tofu. Quando todos os lados estiverem bem dourados, baixar o lume. No final, adicionar o que sobrou da marinada á frigideira.

10- Com todos os elementos confeccionados, misturar o tofu aos brócolos e aos pimentos assados. Adicionar a cebola roxa crua cortada bem fininha.

Provar e ajustar o sal, pimenta, limão. Pode terminar-se com uns coentros picados.

 

 receita de tofu