Recomende um amigo e ambos recebem 10% de desconto na primeira encomenda!

Cheesecake Vegan de Framboesas

Esta receita é um clássico da doçaria vegana. Existe um milhão de versões deste “cheesecake” vegano que, claro, não leva queijo, nem natas nem qualquer tipo de produto de origem animal. A base cremosa desta tarte são os cajus e o óleo de côco. Nesta receita utilizei framboesas congeladas mas frescas também funciona. Na verdade, podem nem utilizar framboesas e fazer a tarte crua apenas com a parte cremosa do caju.

Adicionei duas camadas para termos dois sabores e duas cores diferentes, para os olhos poderem comer. A ideia aqui é dar-vos uma base para depois poderem brincar e adicionar a vossa criatividade, à vontade. Na camada que leva framboesas podem adicionar morangos ou outro fruto que gostem. Eu achei que a acidez das framboesas cortam bastante a riqueza do caju e do côco que se pode tornar um pouco enjoativo.

Aqui vai, para uma tarte:

sobremesa vegan

 

Para a Base

1/2 cup de amêndoas ou nozes ou avelãs ( utilizei amêndoas mas qualquer outro destes frutos secos fica excelente também)

1/2 de tâmaras sem caroço, amolecidas ( se a vossa trituradora for potente, não precisam de amolecer as tâmaras, senão, demolhem-nas um bocadinho)

1 pitada de sal marinho

Para o Recheio

1 cup e 1/2 de cajus crus demolhados ( tentem demolhá-los de um dia para o outro)

Sumo de dois limões

1/3 de cup de óleo de côco virgem extra prensado a frio derretido

1/3 de cup de xarope de ácer ( não veganos podem utilizar mel)

1 cup de framboesas ( se estiverem congeladas, deixem descongelar completamente antes de utilizar)

Como Fazer:

Para a Crosta –

1- Colocar todos os ingredientes numa trituradora até obter uma pasta fina mas com textura ( como na foto abaixo). A massa deve ficar bem ligada.

2- Forrar uma tarteira com a pasta da crosta, pressionando firmemente a crosta à tarteira de forma uniforme. Se a vossa tarteira tiver fundo removível, melhor, senão forrem a tarteira com celofane.

Para o recheio-

1- com o óleo de côco já liquido, adicionar o xarope de ácer ou mel e aquecer em lume brando até tudo estar misturado.

2- numa trituradora potente colocar todos os ingredientes do recheio menos as framboesas e triturar em alta velocidade até obter uma pasta cremosa e homogénea.

2- deitar dois terços desta mistura na tarteira, por cima da base e alisar bem.

3- adicionar as framboesas ao restante do recheio e voltar a triturar em alta velocidade ( vamos ficar com um recheio com uma cor linda!) e deitar esse recheio por cima do anterior. Ficamos assim com duas camadas de recheio, uma branca e uma rosa.

4- colocar no congelador até solidificar.

5- tirar do congelador 30 minutos antes de servir. Para cortar em fatias, passar uma faca afiada por água quente antes de cortar.

Bom apetite!