Esparguete de quinoa com montes de vegetais – vegan

Pastas e massas e afins não estão na minha lista de comidas favoritas mas às vezes apetece-me. Principalmente naqueles dias em que vou fazer ou em que fiz actividade física intensa, apetece-me qualquer coisa que me engane e sacie acima da média. E gosto imenso de cozinhar pasta. Apesar de não ser uma coisa que amo comer, é uma coisa que amo cozinhar. É estranho porque comigo não costuma ser assim mas desta vez é e aceito-o.

Hoje está calor, as energias criativas fluem em mim, apetece-me tanto viajar e acordei a sonhar com destinos desconhecidos e cheia de vontade de fazer uma mala pequena com 3 t -shirts e 2 pares de calções e ir perder-me sozinha aí para um sitio perigoso e seguro ao mesmo tempo. Assim um destino simples e fácil como esta receita. 

Eu sei que isto não tem nada que ver com pasta sem glúten nem com quinoas nem espinafres mas são estes desejos e vontades que me inspiram quando vou decidir as receitas para o blog. Também gosto de ter em conta as coisas que vocês gostam de ler e as receitas de pasta são sempre um sucesso com as pessoas que me lêem E já agora, obrigada. Vocês são os melhores leitores de sempre, os mails, as mensagens, o apoio…demais. 

Então, o que me apetecia hoje cozinhar era pasta com uma data de legumes. E fiz esparguete sem glúten, de farinha de quinoa ( há nos Celeiros e afins) com todos os legumes que tinha no frio menos abóbora. Alguns foram crus e tudo lá para dentro. Como as ervilhas que se querem fresquinhas e cheias de trinca. Sim, ainda estamos obcecadas com elas, o meu amor não morre assim.

Esta receita está aqui agora porque é simples, é fácil, é picante e quente, tem sabores simples mas bonitos. Demora nada a fazer e nada a comer. Sem o trigo a pesar, temos proteína e energia da farinha de quinoa e montes de vitaminas com os vegetais.  É daqueles pratos de massa que não te deixa pesado nem com sono. Ideal para dias quentes e efervescentes.

espinafres sem gluten massa tomate Pasta-espinafres-e-tomate-sem-gluten-

Vamos ver a receita

Pasta sem Glúten Com Montes de Vegetais

para 2 pessoas

Ingredientes

200gs de esparguete sem glúten cozinhado em água ( sem sal, sem azeite)

1 courgette

2 tomates vermelhos maduros

5 tomates secos

meio pimento vermelho

2 mão-cheias de espinafres baby frescos

ervilhas, muitas, frescas

1 cebola média

3 dentes de alho

1 talo de aipo

1 cenoura

óleo de côco virgem a frio

1 cc de mostarda em pó

1 malagueta vermelha pequena

pimenta preta q.b.

1 cc tamari

1 cs vinagre balsâmico

Como se Faz?

O esparguete está cozido al dente e reservado de parte.

Numa frigideira salteia-se a cebola com a mostarda em pó e a malagueta até ficar translúcida. Depois adiciona-se os alhos e deixa-se ficar em lume brando mais dois minutos.

Adiciona-se o tomate picado e deixa-se refogar 5 minutos, lume suave.

A courgette, a cenoura, o aipo e o pimento. Tudo cortado em cubos pequenos. Refoga-se com o resto dos temperos, incluindo o vinagre e o tamari.

No final, junta-se as ervilhas e a pasta à frigideira onde estivemos a fazer os vegetais. A pasta acaba de cozinhar com os legumes e o molho.

Tapa-se a frigideira e deixa-se os sabores ganham profundidade. 

No final, colocamos os espinafres crus num prato, muitos, e colocamos a pasta por cima e os tomates secos cortados aos pedaços grosseiros. Comemos e sonhamos.
pasta-sem-gluten-espinafres

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*