Milhete em leite de côco com ervilhas tortas e limão

O milheto, milhete ou milho painço é um alimento especial. Muito utilizado na macrobiótica, esta semente ( tecnicamente o milhete é uma semente e não um grão, apesar de na culinária muitas vezes ser apelidado de grão) está cheia de coisas que nos azem muito bem.  Por exemplo, a aveia  esteve muito na boa por ser um alimento protector do coração mas o milhete bate-a aos pontos devido ao seu elevado valor nutricional e às grandes quantidades de magnésio, manganésio e fósforo que possui. Por isto, este grão delicioso, para além de muito saudável ( e sem glúten) é delicioso e muito divertido de cozinhar com ele.

Encontra-se à venda nas lojas de produtos naturais e nalguns mini mercados asiáticos.

A sua versatilidade permitem que sejam a base para muitos pratos variados, desde salgados a sobremesas e é por isso que ele é muito amado por todos os que gostam de cozinha saudável, vegetariana e etc. É tipo ganhar o jackpot quando encontras um ingrediente que para além de saboroso, com uma textura agradável e bom aspecto, ainda é saudável e versátil.

Eu cá voto no milhete para presidente das sementes. Aaaah, esqueci-me de dizer: é barato! Pelo menos em comparação com a exótica quinoa, o milho sarraceno e outros pseudo-cereais da moda. Que também são muito bons mas por-amor-de-deus, alguém já viu ao preço que está a quinoa?

A receita de hoje é um prato que eu costumo cozinhar em caterings. Meto uns pimentos vermelhos grandes a assar e depois recheio-os com isto. É bom, é muito bom. É exótico e bonito e saboroso e nada complicado de fazer. Hoje vamos só fazer o “recheio”. Eu como isto assim directo, uma bela pratada de milhete com vegetais deixa-me tão contentinha….. Espero que vos deixe contentinhos também.

milhete com vegetais

Milhete em Leite de Côco com Ervilhas de Quebrar e Limão

Ingredientes ( para 2 pessoas)

200g de milhete

1 cebola roxa

2 dentes de alho

azeite virgem extra q.b.

100ml leite de côco bio

1/2 pimento vermelho

1 ramo de salsa

1 ramo de coentros

1 limão

1 mão-cheia de ervilhas de quebrar

1/2 alho francês

1 tomate vermelho grandes

2 cs de molho de peixe ou molho de soja

1 cs pasta de caril verde tailandês

milhete

receita

Num tacho, refogar a cebola roxa picada num pouco de azeite, durante alguns minutos até estar douradinha, sempre em lume brando.

Juntar a pasta de caril e deixar libertar os aromas por dois minutos.

Adicionar o alho e o alho francês às rodelas finas. Deixar cozinhar por alguns minutos, mexendo sempre, em lume brando.

Adicionar os pimentos e as ervilhas de quebrar ou ervilhas tortas cortadas em pedaços grandes.Eu normalmente só as corto em dois porque gosto de deixá-las em pedaços grandes. Cozinhar por 5 minutos, sempre em lume brando, mexendo sempre para não queimar os vegetais.

Adicionar o milhete e salteá-lo uns minutos com os legumes. Tapar o milhete com o dobro do volume de água e tapar o tacho.

Cozinhar por 10 minutos, adicionar o leite de côco e o molho de peixe e o tomate aos cubos.

Mexer bem, provar os temperos. Se precisar de sal, adicionar mais molho de peixe ou de soja, de acordo com a vossa escolha.

Tapar o tacho e deixar cozinhar até o milhete estar bem cozido, ir mexendo e ter atenção para não secar e queimar ou pegar ao tacho.

Quando cozinhado ( deve ficar com uma textura molinha, e sequinho), adicionar a salsa e os coentros picados grosseiramente.

Por último, adicionar o sumo de limão.

Servir e constatar que o milhete é uma estrela.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*