3 dias de desintoxicação: o que comer, o que beber?

Por esta altura, mesmo as pessoas que não obcecam com a saúde e alimentação, já ouviram falar dos famosos detox. Os media têm sabido aproveitar esta moda e têm usado o termo a torto e a direito, sem grandes mal causados mas, às vezes, com algum descrédito pela palavra e credibilidade do processo.

Um detox não é mais que um processo de limpeza de tóxinas e tóxinas é um termo muito abrangente que engloba todo o tipo de substâncias tóxicas para o nosso organismo. Estas podem ser absorvidas por vias internas ou externas e estamos constantemente expostas a elas.

Estão na nossa comida, nos nossos produtos de limpeza do lar, de higiene pessoal, nos materiais onde cozinhamos e guardamos a comida.É impossível evitar a exposição a toxinas mas podemos minimizá-la e podemos negociar connosco próprios momentos de descanso. E é nesse contexto que surge a necessidade de, de vez em quando, fazer uma limpeza.  Acho fixe fazermos umas 3 ou 4 vezes por ano, quando mudam as estações. Ou quando estamos mesmo a sentir que estamos a precisar de:

– dormir melhor

-digerir melhor os alimentos

-perder algumas gorduras localizadas resistentes

-descansar a pele

-ganhar mais energia

-reiniciar os nossos bons hábitos alimentares

– limpar a mente

– ajudar o nosso sistema imunitário

Este plano de detox de 3 dias que costumo seguir, não me deixa a morrer de fome. Sinto alguma fome mas nunca ao ponto de me sentir frágil, nem debilitada nem sequer chego às dores de cabeça. Também porque naturalmente e habitualmente me alimento bem e quase não utilizo produtos tóxicos tanto de limpeza doméstica como de higiéne pessoal. Por isso, nao chego a sofrer os comuns “sintomas de detox”. Mas algumas pessoas sentem. E é normal. São sintomas clássicos que indicam a quantidade de toxinas que está a ser libertada. Quando mais toxinas tivermos acumuladas, maiores serão os sintomas.

Alguns sintomas de detox menos agradáveis podem ser:

-tonturas

-dores de cabeça

-cansaço excessivo e sono

-odores corporais mais intensos

Qualquer destes sintomas não são graves e podem ser evitados ou reduzidos com hidratação intensa. Durante o detox de 3 dias é muito importante beber quantidades absurdas de água. Do tipo 2 litros por dia, obrigatórios. Se não forem seguir isto à risca, nem tentem um detox porque vão passar mal.

Neste detox de 3 dias vamos comer básicamente a mesma coisa todos os dias. Este programa é retirado do site Hungry for Change. É um plano elaborado em conjunto com os nutricionistas do Food Matters. Se não conhecem o site e o documentário, por favor, vão ver agora. É mais que obrigatório e revelador.

Vamos ao plano!

sumo detox

Plano de Detox 3 Dias

Ao acordar: 1 copo de água filtrada, temperatura ambiente, com o sumo de meio limão e sumo deum polegar de raiz de gengibre.

Pequeno Almoço: Sumo Verde ( 1 copo ou 2) -* Se não tiverem máquina de sumos, podem fazer numa liquidificadora com água.

Receita

3 talos de aipo

1 pepino pequeno

2 folhas de couve galega

mão cheia de salsa

1 limão ou lima pequenos, sem pele

1 maçã ou pera

* opcionalmente, em casos de falta de tempo ou etc,podem substituir por um copo de água com 1 cc de spirulina em pó e 1 cs de erva trigo em pó.

 

Snack a Meio da Manhã: 1 cenoura crua, 1 pepino cru, um talo de aipo cru.

* opcionalmente, outro sumo verde.

 

Almoço: Salada de Sushi

( para o dressing: 1 cs de gengibre ralado, 1 cs de tamari, sumo de 1 limão – misturar o sumo de limão e o tamari com o sumo resultante de espremer o gengibre ralado)

Receita da salada

1 abacate maduro

2 pepinos pequenos

1 cenoura ralada

mão cheia de rebentos

mão cheia de coentros frescos

1 folha de nori cortada em pedaçinhos

1 cs de sementes de sésamo tostadas

 

Snack a Meio da Tarde

frutos secos activados ( ou demolhados) – uma mão cheia destes frutos, são o snack perfeito mas não esquecer de demolhar durante o detox. Devem ser demolhados em água filtrada e 1 cc de sal marinho não refinado. Demolhar pelo menos com 4 horas de antecedência.

Exemplos: amendoas, macadamias, sementes de abóbora ou girassol, pinhões, castanha do brazil ou avelãs.

 

Jantar – Sopa do Equilibrio ( a receita abaixo faz o suficiente para 3 dias)

Tomar um prato por dia, durante o detox.

4 copos de àgua filtrada

4 courgettes médias cortadas finamente

3 talos de aipo, sem folhas

1 cup de feijão verde ou feijão chicote

1 molho grande de salsa fresca,com talos e folhas

3 tomates médios

3 dentes de alho

2  cc de sal marinho não refinado ou 1 cc de pasta de miso biológica

2 cs de tomilho, oregãos, rosmaninho ou outras ervas de provence secas

– colocar todos os ingredientes cortados finamente num tacho grande. Ferver e baixar o lume, tapando o tacho. Deixar fervilhar por 30 minutos. Servir quente.

Pode ser servida assim ou pode triturar-se e fazer um puré.

 

Sobremesa- Pudim de chia – receita para os 3 dias de detox

1 1/4 cup de leite vegetal caseiro ou leite de côco. Se não vos apetecer fazer ( deviam! è muito melhor) podem utilizar de amendoas comprado ou de cânhamo, também é muito bom.

1 cs de mel cru ou xarope de ácer

4 cs de sementes de chia

1 cc de canela em pó

– num jarro grande, misturar todos os ingredientes e misturar bem. Colocar a mistura em 3 taças pequenas ou copos de colocar no frigorifico por 30 minutos ou até enrijecer. Este pudim aguenta uma semana no frio.

 

Após o Jantar – chá de camomila

1 cs de folhas de camomila secas

1 copo de àgua filtrada

– Ferver a àgua e colocar numa caneca. Adicionar as flores e deixar infusionar por 5 minutos. Beber.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*