Chia Fresca – a bebida energética natural dos Incas

Sim, dos Incas. É isso mesmo, eles não mascavam só folhas de coca antes de fazer grandes caminhadas, parece que este povo milenar fascinantes também gostava da semente da moda: a chia. Se bem que a moda é só nossa e para os povos da America Central, principalmente o México, a chia faz parte do grupo de alimentos tradicionais e é comum ver-se chia fresca à venda em qualquer tasca.

Básicamente, a chia fresca é uma bebida à base de água, sumo de limão e/ou lima , um adoçante e sementes de chia. Pode fazer-se com todo o tipo de líquidos, com chá frio, com batidos. Eu tenho feito algumas experiências e gosto muito dela com água de côco, gengibre e lima. Não costumo colocar adoçante porque acho que não precisa, mas é convosco.

chia fresca

 

Como a água de côco em Portugal é muito cara, opto por utilizar partes iguais de água normal e água de côco. Mas também já experimentei com chá verde e limão e ficou óptimo. Calculo que com chá de gengibre, por exemplo, também fique muito bem.

As sementes de chia são pequenas bombas energéticas e nutritivas. Ricas em ómega 3 e magnésio, são perfeitas para nutrir e dar energia. Procurem sobre elas, se estão aqui provavelmente já sabem que são coisas boas para adicionar à vossa alimentação. Esta bebida, chia fresca, é só mais uma forma divertida de consumir a chia. É uma bebida muito divertida de beber, ficamos com umas pérolas gelatinosas a boiar na nossa bebida e isso faz-me sentir bem.

Aqui vai a receita de uma Chia Fresca com um twist.

Chia Fresca de Côco, Gengibre e Lima

1 copo de àgua

1 copo de água de côco

2cs de sementes de chia

5 rodelas finas de raíz de gengibre fresco

sumo de meia lima

1 lima às rodelas

Misturar tudo bem com uma colher. Deixar refrigerar pelo menos 15 minutos antes de consumir.

Aguenta até 3 dias no frio.

 

chia bebida

<3

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*