Uma sobremesa que faz bem ao cérebro: bolinhas de energia – raw, sem açúcar

trufas cruas

Estas bolinhas de energia são um clássico das sobremesas raw. Existem milhares de variantes a estas pequenas trufas cruas, deliciosas, energéticas e cheias de sabor. Eu ensino sempre os miúdos a fazê-las nos meus workshops para crianças e eles adoram-nas. Adoram fazê-las ( mãos na massa, mesas sujas, tudo como se gosta!) e adoram comê-las.

A base destas trufas pode ser com diversos frutos secos mas eu gosto de cajus. O Caju é um fruto seco excelente, uma verdadeira comida para o cérebro e ajuda na concentração e nas fases em que nos sentimos menos entusiasmados com a vida. É um excelente anti-depressivo natural,assim como o cacau, que também vamos utilizar nesta receitinha.

trufascacau

E aqui vai:

Bolinhas de Energia

* faz 12 bolinhas de tamanho médio

150g de caju cru sem sal

3cs de cacau cru 100% ( sem açúcar)

10 tâmaras em caroço*

2cs de óleo de coco

1 pitada de sal  marinho

3cs de coco ralado

* se as tâmaras estiverem muitos rijas, podem demolhá-las em água durante uma hora ou duas e depois utilizá-las, já bem mias macias e fáceis de triturar.

Método 

Colocar os cajus com o óleo de coco num robot de cozinha ou triturador ou liquidificadora potente. Triturar bem até estar cremoso. Adicionar as tâmaras cortadas em pedacinhos pequeninos. Adicionar o cacau e o sal e tritura tudo até obter uma pasta homogénea. Provar.

Se estiver muito amargo do cacau, pode adoçar-se com mel ou xarope de ácer ou mais tâmaras. Se estiverem pouco escuras, pode corrigir-se a quantidade de cacau.

Eu faço estas trufas tantas vezes que já vai tudo quase sempre a olho. Tenho a certeza que vocês também vão perceber onde devem ajustar as quantidades deste ou daquele ingrediente.

No fim amassamos tudo com as mãos. Fazemos bolinhas e passamo-las em coco ralado.

Elas ficam deliciosas se as deixarmos repousar um pouco no frigorifico antes de as comer.

Digam lá se isto não é comer amor?trufascacau

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*