Biscoitos salgados de aveia e sésamo – vegan, sem glúten

Toda a gente adora biscoitos. Isto a medir-vos com a régua universal de quem gosta de comer e trincar. Os biscoitos são aquele snack que não dá trabalho nenhum a comer e ficamos satisfeitos, pelo sabor, pela textura…Adoro. Mas não adoro comer açúcar, prefiro não comer farinha de trigo e acho que um biscoito pode ser a coisa mais saborosa e saudável do mundo.

Quando pensamos em biscoitos pensamos em coisas doces mas biscoitos salgados também podem ser geniais. Imaginem, não se tornam enjoativos, são saciantes e podemos brincar com uma data de ingredientes.  São os meus favoritos e adoro juntar-lhes todo o tipo de sementes. Para um lanche, com as sementes e frutos secos suficientes incorporados nos biscoitos, bastam uns quantos deles e ficamos com toda a energia que precisamos. Para ter toda a nutrição destes biscoitos num lanche normal,tínhamos que comer uma série dos outros alimentos menos nutritivos, por isso é boa ideia sempre adicionar o máximo de super alimentos nestas coisinhas. Qualidade e não quantidade nunca fez tanto sentido como no que toca a comida boa.

biscoitos de sesamo vegan

Mas se quiserem mesmo muito, esta receita pode ser um doce. Basta adicionar-lhe umas colheradas de açúcar de côco, ou xarope de ácer ou o vosso adoçante natural favorito e os biscoitos passam de salgados a doces. Se forem pelo doce, experimentem adicionar um bocado de canela em pó também ou vagem de baunilha. Nham.

E agora, biscoitos!

biscoitos-amendoa-aveia

Biscoitos Salgados de Aveia e Sésamo – Vegan, Sem Glúten

Ingredientes

Para 8 biscoitos médios

3/4 cup de farinha de amendoas ( ou amêndoa triturada até ser farinha)

3 cs de óleo de côco virgem prensado a frio

1 pitada de sal marinho

3/4 cup de flocos de aveia

mão cheia de nozes cortadas grosseiramente

mão cheia de sementes de sésamo

mão cheia de sementes de linhaça

pitada de gengibre em pó

água q.b.

Como fazer?

1-  Misturar todos os sólidos, até tudo estar bem envolvido de forma homogénea.

2- Derreter o óleo de côco durante alguns segundos, só até ficar liquido.

3- Misturar tudo muito bem com as mãos.

4- Se a mistura estiver muito seca, adicionar água aos poucos, uma colher de sopa de cada vez e amassar. Parar de adicionar àgua quando a mistura estiver molhada o suficiente para poder formar os biscoitos.

5- Formar bolas ou quadrados ou o que vos apetecer. Podem ser biscoitos altos e grandes como os da minha foto ou podem utilizar esta receita para fazer um género de bolachas, mais baixinhas e fininhas.

6- Cozer durante 15-20 minutos em forno a 200 graus, até começarem a ficar douradas.

7-A cozinha vai ficar a cheirar tão bem!

biscoitos vegan sem gluten

 

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*